- Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas, que tem como objetivo a manutenção da saúde, melhorando a capacidade aeróbica, resistência muscular, força, flexibilidade, além de proporcionar um gasto calórico considerável.
Assim como para a prática de qualquer atividade física, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável que se procure um médico para que ele possa realizar uma avaliação global de sua saúde, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de atividades. Artrite, osteoporose, fibromialgia, problemas de ombro, joelho ou quadril, dores na coluna, obesidade, diabetes, doença cardíaca, hipertensão e asma são problemas que requerem um programa próprio de exercícios. Se o médico não encontrar contra-indicações, não há risco algum em praticar a hidroginástica.
 
A prática da hidroginástica causa menor impacto nas articulações, pois, dentro da água o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz a sobrecarga. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem.
 
Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos que buscam se exercitar, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios, enfim, qualquer pessoa pode praticar hidroginástica, desde que não possua nenhuma restrição médica.
 
Nos indivíduos idosos, a prática da hidroginástica ajuda a manter e/ou aumentar a densidade mineral óssea, o que é de extrema importância para a prevenção e tratamento da osteoporose.Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares, cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

 
Solicite um orçamento a Assessoria Esportiva TREINO IDEAL através do e-mail contato@treinoideal.com.br  e não fique de fora dessa.